quinta-feira, 8 de abril de 2010

DIA 10 - BRISBANE TO SURFER'S PARADISE

Chegamos ao décimo dia da jornada com quase 3.000 km rodados. Já pegamos chuva, sol, asfalto, terra, pedra e areia. Andamos por terrenos absolutamente isolados no meio de lugar nenhum e chegamos a Brisbane, a terceira maior cidade da Australia. Percorremos praias desertas e hoje estamos em Surfer's Paradise, um balneário enorme tomado por prédios gigantescos à beira-mar e provavelmente a maior concentração de turistas asiáticos e brasileiros por metro quadrado. E o melhor: ainda não estamos nem na metade do caminho!!!

O dia hoje tinha programação tranquila, pouco mais de 100 km separam Birsbane de Surfer's Paradise. Assim, aproveitamos para resolver pequenos problemas nas motos: a do Montanha estava sem a luz baixa (um problema em potencial já que deveremos aumentar a média diária rodada na segunda metade da viagem, e assim, precisamos da luz funcionando adequadamente para que não haja problema caso tenhamos que rodar no inicio da noite) e um parafuso do suporte do baú traseiro da minha moto, que se partiu ao meio na pedreira de ontem. Saímos do Ibis de Brisbane e fomos à concessionária da BMW, onde resolvemos anbos os problemas e demos vazão ao frenesi consumista da galera. Todo mundo comprou alguma porcaria na loja da concessionária, e o destaque ficou por conta do Edu, que ficou impecavelmente fantasiado de aventureiro em seu impecável conjunto novo da Rev'it (que, obviamente, saiu por menos da metade do preço que ele pagaria no brasil...)

Tava fazendo um calor infernal. Na hora de sair da concessionário, Montanha descobriu o óbvio: os pneus chineses já começaram a abrir o bico... Nossas motos, quase todas, estão calçadas com os tais Shinko, pneus chineses que, por sinal, estão tentando entrar no Brasil com preço muito competitivo e promessa de qualidade equivalente aos pneus mais conhecidos, como Metzeler, Michelin ou Bridgestone. Muito bem! Menos de 3.000 km rodados, e o dianteiro da moto do Montanha começou a, simplesmente, descamar!!!!!! E o meu traseiro dá mostras de que vai pelo mesmo caminho. Ou seja, o jeito foi passar numa loja pra trocar o pneu antes de sair de Brisbane. Vejam o estado dos chinesinhos...

Definitivamente, com certas coisas, o barato pode sair MUITO caro!
Agora, o ponto alto da história da troca de pneu foi o Deco e seu brinquedinho novo! Explico: Deco comprou um ipod ontem, e hoje ele estava faceiríssimo com as musiquinhas que coloquei pra ele no brinquedo. Mexendo no ipod, ouvindo música, uma coisa bonita de se ver! :-) Na loja de pneus que nós fomos, sei lá eu porque cargas d'agua, mas o fato é que cada vem que alguém entrava ou saia da loja e atravessava a larga porta de entrada (daquelas tipo de garagem grande, já que as motos tinham que entrar por ali para fazer serviços nos fundos), tocava uma espécie de alarme, um buzinão alto pkct. Provavelmente a tal buzina serve pra avisar quando chega alguém caso não haja ninguém no "front-office". Mas enfim, acabou de atravessar, a buzina parou. Eis que de repente, a porcaria da buzina começa e não pára mais!!!!! PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ', direto, contínuo, alto pkct e todo mundo se vira pra porta... hehehehe... adivinharam... Deco, com seu foninho no ouvido e alguma das pauleiras que coloquei no ipod dele tocando em alto e bom som, simplesmente parou no meio da porta e lá ficou, contando passarinhos e ouvindo sua musiquinha, enquanto literalmente estourava os tímpanos dos pobres transeuntes e de quem estava dentro da loja (no caso, nós). Todo mundo começou a gritar desesperado, sinalizando, chacoalhando os braços, qualquer coisa pra chamar a atenção, até que ele se deu conta e saiu do meio da porta... hehehe... mas aind anão terminou...... 3 minutos depois, eis que não satisfeito com os danos permanentes já provocados à qualidade auditiva dos presentes, lá vai ele caminhando despretensiosamente pela loja e... pára DE NOVO bem no meio da porta, disparando o tal alarme... aí foi foda... não dava pra conseguir avisar o cara de tanto que a gente ria... o Montanha quase sentou no chão pra rir... :-D

Ainda antes de sair de Brisbane, almoçamos carne (eu e Montanha) e Barramundi - um peixe aparentemente tradicional aqui, de carne muito saborosa (Deco e Edu) e fomos pra estrada. Calor ainda infernal, mas o trecho até Surfer's foi tranquilo, percorrido em auto-pista e chegando até o início da Gold Coast Highway.

Surfer's é uma miríade de arranha-céus. A orla à beira mar ora lembra a barra da tijuca, no RJ, hoja Camboriú, em SC. A imponência dos prédios impressiona. Definitivamente é destino de gente com bala na agulha, e efetivamente, pouquíssimos australianos estão no pedaço. Como eu disse no tweeter, o "Paradise", em questão já era há muito tempo. A praia continua bonita, mar indecorosamente azul e uma larga faixa de areia branca e fina. Mas a muvuca de turistas já descaracterizou a praia, e hoje pode-se dar vários adjetivos a Surfer's, menos o "paraíso" do seu nome.

Ao final do dia, saímos de Surfer's rumo ao Sul, chegamos a uma praia que nos tinha sido indicado por um brasileiro uns 20 km à frente, mas como já havia escurecido, decidimos voltar até Miami (obviamente que esta Miami não é a vizinha de Fidel,  mas sim um balneário da Gold Coast) e achamos hotel pra dormir cedo e começarmos bem dispostos a segunda etapa da viagem.